domingo, 24 de fevereiro de 2013

Feliz Festival da Lanterna! 元宵节快乐!

Há duas semanas, eu escrevi aqui no blog sobre o ano novo chinês (espero que tenham gostado!). Hoje, dia 24/02, é o chamado Festival da Lanterna 元宵节 na China, que é comemorado no 15º dia do primeiro mês lunar, e simboliza o fim das festividades do Ano Novo Chinês.

tangyuan 汤圆
 Por ser um fechamento das comemorações de ano novo, queima de fogos também faz parte do Festival da Lanterna. Além disso, tipicamente este festival tem muita comida, em especial o tangyuan 汤圆, que são bolas cozidas de farinha de arroz glutinoso com sabor e tempero especiais, como recheio de amendoim, pasta de gergelim, e por aí vai... Todos que provam gostam!  Também há os jogos de enigma, que são conhecidos como cai dengmi 猜灯谜. Mas, obviamente, tem as lanternas!

tangyuan 汤圆 de vários sabores diferentes

As lanternas, nos tempos ancestrais, eram bem simples, e só o imperador e os nobres tinham lanternas com decoração. Mas, hoje em dia, as lanternas têm muitas decorações diferentes, além de formatos bastante exóticos. Por exemplo, há muitas lanternas feitas no formato de animais. Além de trazer a esse festival um visual muito bonito e luminoso, as lanternas simbolizam as pessoas deixando seus "eu" do passado para trás e se transformando em novas pessoas, que conseqüentemente farão a mesma coisa no próximo ano.

Pintura ilustrando o Festival da Lanterna na China ancestral
 Vou deixar agora vocês com algumas fotos e me despeço por aqui. Feliz Festival da Lanterna! 元宵节快乐!嘿嘿!~\(^o^)/~













2 comentários:

  1. Olá Guilherme,
    estou passando no seu blog para dar uma olhadinha, depois vou ler os demais posts com mais calma. Achei este post bem legal, algumas informações interessantes e imagens bem bonitas. Parabéns.
    Têm algum botão para seguir seu blog?
    Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Muito obrigado, seja bem-vindo!
      Acho que só quem tem conta no Blogspot (talvez basta no Google) pode seguir meu blog. Eu deveria ter feito do Wordpress, igual ao seu. Acho melhor. Estou pensando na possibilidade de transferir o blog, mas não queria perder os posts. Vou ver como posso resolver isso.
      Eu sempre posto no Facebook avisando quando tem post novo, então pode me adicionar lá se quiser!
      https://www.facebook.com/linghu.xuanang
      Abraço!~~

      Excluir