sábado, 19 de janeiro de 2013

Um Pouquinho Sobre o Kung Fu Chinês...


Bom, por que eu disse "Kung Fu Chinês" e não "Kung Fu" simplesmente? Por uma coisa boba: era assim que o Bruce Lee costumava se refererir ao Kung Fu, nos EUA, ele sempre dizia "Chinese Kung Fu". Isso porque a palavra "kung fu" não existia e, quando ele chegou nos EUA, as pessoas acreditavam que ele lutava karate, então ele resolvia desmentir e dizer: "Não é karate, é Punho de Wing Chun" (Punho de Wing Chun é a tradução literal de 咏春拳, o estilo que ele aprendeu na China com o mestre Ip Man 叶问). Quando ele dizia isso, ninguém entendia e não conseguia repetir. Como um dos grandes objetivos de Bruce Lee era popularizar o kung fu no ocidente, ele percebeu que precisaria escolher um termo "mais amigável" para se referir às artes marciais chinesas, então ele escolher "kung fu", que vem do cantonês de 功夫, que é uma palavra chinesa que se refere a alguma habilidade desenvolvida ao longo da vida através de bastante esforço, relacionada ou não às artes marciais. Mais tarde, a palavra "kung fu" acabou sendo incluída no dicionário inglês. O termo em chinês para artes marciais na verdade é Wu Shu 武术。

Templo Shaolin da província de Henan 河南, China
Treinamento de Shaolin do Norte
O kung fu surgiu na China há mais de 4 mil anos atrás, como uma forma de combate a ser utilizada nas guerras e, dessa forma, exigia que o praticante pudesse matar o maior número de inimigos possível, gastando o mínimo de energia (isso explica por que o kung fu acaba sendo limitado em eventos de esportes de combate, já que a maior parte dos golpes é mortal, e também não foi desenvolvido para combate 1 vs 1, exceto os estilos modernos).

Só para falar um pouco de dois dos quatro estilos que treino... Acredita-se que o primeiro estilo de kung fu criado tenha sido o Shaolin do Norte (北少林) - esse é o primeiro estilo que aprendi. Não diferente dos demais estilos do norte da China, o Shaolin do Norte prioriza golpes de longa distância, com muito mais potência no impacto e mais agressividade, além de bases de perna muito mais abertas, avanços rápidos, técnicas de salto e foco da energia interna.


Bruce Lee com o mestre Ip Man, em Hong Kong
Em contraste, um outro estilo que tenho aprendido atualmente é o Punho de Wing Chun (咏春拳). A primeira aparição do Punho de Wing Chun foi num combate envolvendo uma mulher chamada Yim Wing Chun (严咏春) - e por isso o estilo leva esse nome - contra um chefe militar. O estilo de luta diferente utilizado por Yim Wing Chun provavelmente foi passado a ela por sua mestra, a monja Ng Mui (吴梅大师), e tudo leva a crer que Ng Mui foi quem inventou o estilo, já que não há relatos anteriores a esse e, portanto, o Punho de Wing Chun teria sido inventado por uma mulher. Este estilo se notabiliza por golpes curtos e de muita velocidade, sempre tendo como alvo a linha central do oponente. O foco do estilo é ter um bom equilíbrio e estrutura na sua base, e procurar sempre manter sua linha central em direção ao oponente, e desviar a linha central do oponente da sua direção.

Só uma curiosidade envolvendo os dois estilos... Bruce Lee (praticante de Wing Chun) tinha como principal antagonista em sua vida como lutador o mestre de Shaolin do Norte Wong Jack Man (黄泽民), que é nascido no mesmo ano de Bruce Lee, ambos em Hong Kong. A rivalidade dos dois começou em Hong Kong, envolvendo várias lutas entre os dois maiores centros de kung fu de Hong Kong naquela época. A rivalidade continou nos EUA, ganhando lugar nos jornais de lá, e durou até a morte de Bruce Lee. Wong Jack Man é o responsável pela grave lesão na coluna que os médicos acreditavam que impossibilitaria Bruce Lee de voltar a andar. Ele causou essa lesão após perder uma luta contra o Bruce Lee e, então, resolveu atacá-lo pelas costas com um pedaço de tronco de árvore. Alguns golpes muito usados por Bruce Lee foram aprendidos durante as lutas contra Wong Jack Man, inclusive aquele chute lateral com impulso que ele sempre usa em filmes e em demonstrações. Wong Jack Man ainda é vivo, mas se aposentou das artes marciais em 2005.
Mestre Wong Jack Man

Ufa... Escrevi demais. Não consigo me conter quando o assunto é kung fu. Como o assunto mais votado da enquete foi kung fu, resolvi escrever isso aqui. Espero que tenham gostado e até a próxima!

7 comentários:

  1. Olá,
    Me permita fazer uma correção: A luta entre o jovem Bruce Lee e Wong Jack Man na Academia de Bruce Lee em 1964 ainda gera muita polêmica. Bruce Lee sempre afirmou que ganhou a luta em 3 minutos, apesar de ter ficado exausto; Wong Jack Man por sua vez afirma até hoje (se estiver ainda vivo) que foi ele que venceu depois de 25 minutos. Bruce Lee disse que o derrubou, Wong Jack sempre negou o fato. Linda Lee (esposa de Bruce) nunca identificou o adversário de Lee como Wong Jack Man. Alguns dizem que nessa luta sem vencedores, Bruce teria sofrido um golpe na cabeça que lhe traria consequências graves no futuro ou o tal golpe nas costas a que você se referiu. Os dois teriam acertado após a luta empatada já que os dois se encontravam desgastados, que não comentariam nada a ninguém sobre o resultado. Mas Bruce acabou por mencionar a luta pouco tempo depois se declarando o vencedor, sem contudo, identificar Wong Jack Man. Quem falou a verdade? As testemunhas, é claro, defenderam como vencedor do embate o seu próprio mestre. Um disse que o outro provocou primeiro, vai saber...
    Estão anunciando que um novo filme irá tratar sobre o assunto, e os filmes só aumentam a lenda, ficando cada vez mais distante da realidade.
    Abraços.
    Eumário - Teófilo Otoni - MG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Eumário!
      Obrigado por sua contribuição no comentário. Eu não abordei a fundo isso por não ser o foco principal da postagem, mas tenho conhecimento do que você disse. Mas eles tiveram mais que uma luta durante a vida de ambos, principalmente enquanto Bruce Lee aprendia Wing Chun em Hong Kong, mas a luta que você descreveu se tornou a mais comentada entre os dois por alguns aspectos. Um deles é que foi a primeira luta entre os dois em solo norte-americano. Outro fator é que o motivo da luta teria sido um desentendimento entre Bruce Lee e a comunidade do kung fu nos EUA, uma vez que Bruce Lee teria quebrado alguns acordos, como ensinar kung fu a não-chineses e também ensinar kung fu a praticantes de outras artes marciais. Wong Jack Man ainda está vivo e seria tolice minha e muita inocência contestar o seu nível em artes marciais, na verdade ele é uma das minhas referências quando pratico.
      Abraços!

      Excluir
    2. Eumário, tudo bem?
      Primeiramente quero que saiba que admiro muito tudo o que fala sobre Bruce Lee. Você realmente é um estudioso da vida do Pequeno Dragão. Gostaria de saber se a lesão de Bruce Lee foi causada na luta com Wong Jack Man em dezembro de 64 ou no exercício Bom dia que Bruce realizava diariamente e que se deu em 1970? Abraços!!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A lesão nas costas ja foi comentada em vários documentários como sendo causadas pelos exercícios extremamente exagerados. Porém com relação a luta com Wang, admito o quanto é polemica, pois as testemunhas por parte de wang afirmam que o mesmo ja dava aulas para ocidentais, então o motivo não seria isso, mas sim o temperamento explosivo e agressivo do Lee naquela época, muitas vezes sendo desrespeitoso com mestres que eram até amigos do pai dele.Algumas testemunhas por parte do Wong Jack Man, dizem que Lee não quis nem cumprimenta-lo, na hora do cumprimento o atacou imediatamente o olho, porém não passou disso, não houve nocaute, so dois caras exaustos. Mas a verdade....só Deus sabe, infelizmente não tinha celular com câmera na época, nem Whatsapp...kkkkkkkkk

      Excluir